quinta-feira, 19 de junho de 2008

Olá mais uma vez ou Amadeus (1984)


Filme: "Amadeus", cores, 160 min.
De: Milos Forman
M/12Q

Milos Forman consegue captar-nos cada vez mais á medida que vemos o filme. Tem excelentes interpretações de Tom Hulce(Wolfgang Amadeus Mozart) e de F. Murray Abraham (Antonio Salieri), mas só um ganhou Óscar*, embora ambos estarem nomeados.
A capacidade da realização de Milos Forman revelam-se neste filme. Eu não achei que fosse secante, pelo o contrário, achei que era bastante interessante as teorias que nos davam da morte de Mozart.
Tudo dito neste filme é mentira porque Antonio Salieri ajudou Mozart quando estava sem dinheiro, mas não quer dizer que ele não pudesse odiá-lo, enfim, nunca puderemos descobrir as coisas do passado.
A decoração, maquilhagem e a fotografia eram excelentes porque davam-te a impressão de que estavas dentro do filme. Mas o som, isso é um caso à parte porque era bastante bom: era alto quando era para fazer impressão, tinha sempre o volume certo.
Milos Forman fez uma homenagem a Mozart quando decidiu que a banda sonora eram músicas de Mozart.
Sinopse: Na Viena de 1871 vive o jovem músico e compositor Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce, de Dominic e Eugene). Rebelde, virtuose, simplório e abençoado por Deus com talento incomparável, ele alvo de inveja e cobiça de Antonio Salieri (F. Murrav Abraham, de O Último Grande Herói), o músico oficial da corte austríaca insatisfeito com suas composições de elegia ao rei e seus talentos para executá-las.
Mesmo idolatrando, o compositor despreza o modo de vida do gênio, sua vida desregrada e nada convencional. Mozart alterna momentos de extrema pureza, e outros de extrema grosseria. E Salieri não se conforma. Transforma a ambos em rivais de morte. Humilhado com o que não pode vencer, o talento insuperável de Mozart, ele trama a humilhação do seu opositor na vida, com o fracasso e a miséria.
Nisso, foi também insuperável. E também perdeu. O requien composto por Mozart quando antecipou a própria morte, ainda jovem, soa ainda hoje em todas as salas de concertos do mundo. E Salieri, cujo nome significa "amado por todos", entrou para a história pela porta dos fundos.

Classificação: 4, 5 estrelas - Magnífico, divertido e comovente.

* Vencedor de oito óscares -
Melhor Actor - F. Murray Abraham
Melhor Maquilhagem
Melhor Som
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Realizador
Melhor Filme
Melhor Decoração de Arte
Melhor Roupa

Um comentário:

Anônimo disse...

http://thatguywiththeglasses.com/videolinks/5-second-movies/37-5-second-movies/68-amadeus