sábado, 20 de junho de 2009

O Homem Elefante (1980)



Filme: O Homem Elefante, preto e branco, 124 min.
De: David Lynch
M/12Q

Isto é simplesmente fantástico. É um filme que demonstra verdadeiramente as qualidades da realização do excêntrico David Lynch. A longa-metragem é forte: uma história comovente que te faz impressão quando souberes que aquilo É UMA HISTÓRIA REAL. A interpretação de John Hurt neste filme é fantástica (ele até teve uma nomeação para Óscar!)
Este filme, ao contrário do que vocês devem estar a pensar, este filme não é passado dos carretes como os filmes normais de David Lynch. É uma crítica à escravização humana que ainda predomina até este dia!
A história da longa-metragem é esta: Frederick Treeves (Anthony Hopkins), um médico, encontra John Merrick, uma aberração de circo intitulada de "o homem elefante" e fica chocado com a sua aparência. Decide, então, estudar o homem. Descobre que a sua aparência deve-se ao facto de a barriga (grávida) da sua mãe ter sido esmagada por um elefante, daí o seu nome de circo. Frederick Treeves começa a tratar dele e a apresentá-lo à sociedade. John Merrick começa a aprender a viver na sociedade, apesar da sua terrível deforação.
O filme tem muito, mas MUITO, mais coisas que te espantam nesta verdadeira história trágica.
Espero que este filme te comova como me comoveu!

Um comentário:

tia romi disse...

Estás a melhorar, Duarte. Agora já criticas o filme que estás a comentar... e o tom coloquial com que terminas a crónica, dirigido-te (na segunda pessoa do singular) aos teus leitores/fãs. Isso é que é trabalhar!