quarta-feira, 2 de abril de 2008

Gandhi(1981)


Filme: "Gandhi", cores, 188 min.
Por: Richard Attenbourgh
M/12

Este filme não é um filme vulgar, é um filme que me diz bastante. Nunca tinha conhecido os princípios deste grande homem até ver este filme. Simplesmente adorei o homem e o actor, que ganhou um Óscar* com a interpretação.
Adorei a personagem por uma mera razão: conduzir um país á liberdade sem violência. É algo incrível!
A história deste filme é bstante simples:estava a estudar uma revolução de Portugal quando a minha mãe me diz que houve o Gandhi que conduziu um país á liberdade sem violência e que havia um filme que relatava este acontecimento. Eu sugeri que podíamos alugar e assim foi. Assistimos três horas de filme sem parar e sem nos aborrecer-nos graças à excelente realização de Richard Attenbourgh ( o dono do "Parque Jurássico).
Uma vez, mostrei este filme a um colega meu e ele não conseguiu ver até ao fim. Para mim, isto é um escandâ-lo: um dos meus filmes favoritos, que não acho secante e o meu colega que tem um gosto parecido com o meu não gostar é um escândalo!
Desde que aprendi o pensamento deste grande homem tenho pensado cada vez mais filosoficamente e usado mais a não-violência. Vou continuar a adorar Gandhi para sempre!
Aconselho a ser visto e revisto e mais uma vez revisto.
* Óscares - Melhor Actor, Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Montagem, Melhor Decoração, Melhor Fotografia, Melhor Vestido, Melhor Argumento;
Óscar Nomeação - Melhor Música, Melhor Som, Melhor Maquilhagem

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas como é possível que um filme deste calibre não tenha ainda comentários? Eu bem digo que os blogonautas estão todos a dormir. Ou a ver chatices no youtube... Bom, é para verem o que perdem: uma linda crítica a um lindo filme. Tomem lá pra ver se aprendem. Palhaços.