terça-feira, 16 de junho de 2009

Brazil (1985)



Filme: "Brazil", cores, 132 min.
De: Terry Gilliam
Maiores de... não sei. Este filme não é vendido em Portugal!

É... Como é que eu devo de dizer? É, sobretudo, estranho. É bonito. É feliz. É criativo. Não sei o que dizer quanto a este filme. Não sabia o que sentir o que sentir quando acabou. Mas uma coisa é certa, é melhor do que o outro filme dele: "Tideland". Odiei esse filme. Mas acho que agora já percebo o que é que o realizador tem em mente: loucura. Loucura não de Tim Burton, essa até se percebe, mas loucura estilo de David Lynch. Gostei do filme, mas o que me chateou foi a história: é tão simples, mas ao mesmo tempo complicada. Quando a vês, ao ínicio, é simples, mas quando olhas de volta para o filme: "como é que o protagonista chegou até aqui?", o processo é difícil de explicar. Outra coisa que me chateou foi a aparência do Robert DeNiro. 5 CENAS? ELE SÓ APARECEU EM 5 CENAS E O SEU NOME ESTÁ NOS PRINCIPAIS? ESTÃO A GOZAR COMIGO? O sonho dele é bastante claro: eu apercebi-me logo ao início, através do sonho, como é que acabaria o filme, e isso chateou-me. Mas gostei muito do filme pelo o seu ambiente, ideias tecnológicas... Acho um bom filme, mas receio que perciso de o ver outra vez.
Ah! Mais uma coisa: fiquei espantado com a pequena referência ao "Couraçado de Potenkin". Não porque foi uma boa referência, simplesmente porque não gostei que ela aparecesse lá. Mas poronto...

2 comentários:

T disse...

Gosto das tuas críticas :)

Especialmente quando envolvem filmes de que nunca tinha ouvido falar, como este. És fixe e escreves de forma convincente, como gente grande.

Espero que mantenhas o blog durante uns tempos, teria alguma piada chegares aos 20 anos e ainda manteres o mesmo blog! Consegues imaginar?

Beijinho *

tia romi disse...

Olha quem está aqui a fazer comentários! Sim senhora, já me estava a sentir sozinha nestas bandas. Pois, pois. Também não tenho mais nada para dizer...