sexta-feira, 7 de março de 2008

A Lista De Schindler(1993)


Filme: "A Lista De Schindler"(1993), preto e branco, 195 min.
Por: Steven Spielberg
M/12Q

Parece ser um filme demasiado longo para se ver, mas não é. O tempo passa muito rápido enquanto vemos o filme. Steven Spielberg, realizador de "ET - O Extraterrestre"(1982), consegue não só ganhar o Óscar de Melhor Realizador, como consegue também fazer deste filme uma obra-prima. Nunca tinha visto um filme tão bonito e cheio de sentimentos como este.
Acho bastante engraçado como o passado é caracterizado a preto e branco enquanto o presente é a cores, parece que a tecnologia evoluiu.
O filme caracteriza também muito bem os problemas da Segunda Guerra Mundial, como os judeus sofreram. Acho bastante interessante a última parte, não é que goste de violência, mas, como mostram sem violência a violência é algo impressionante.
A história deste filme foi que uma vez estava a andar pelo IMDB* e encontrei por lá este filme. Depois, no "Canal Hollywood" disse que ia dar o filme às 21:00. Reparei que não dava para ver o filme, por isso gravei. No dia seguinte: nada. Não estava nada gravado, ou seja não estava bem ligado. Nesse Domingo fartei-me e disse: "vou alugar o filme!". E assim fiz. Acho que nunca passei as melhores três horas a aliviar o stress. Gostei tanto, mas tanto do filme que passei a gloriar ainda mais Spielberg. O filme passou para os meus favoritos e estava e estou sempre a falar dele. Até já emprestei a um amigo meu e ele também gostou dele.
A banda sonora do filme é bonita. A música é composta pelo o génio da música do cinema John Williams que ganhou um Óscar** com este filme.
Tem um actor que adoro: Ben Kingsley, vencedor de Óscar com o filme "Gandhi" também de três horas.
É para ver e rever muitas vezes! Mas isto é um conselho especial!
* IMDB - The International Movie DaBatase - Site que contém todos os filmes, actores e actrizes, jogos e séries televisivas do Mundo. É avaliado mundialmente e diz todos os prémios ganhos pelos filmes; visite: www.imdb.com
* Vencedor de Óscar 1994 - Melhor Argumento Baseado em Algo Publicado; Melhor Filme; Melhor Música Original; Melhor Realizador; Melhor Fotografia; Melhor Decoração de Arte;
Nomeações Para Óscar 1994 - Melhor Actor; Melhor Actor Secundário; Melhores Fatos; Melhor Maquilhagem; Melhor Som

Um comentário:

Anônimo disse...

Ganhei! Vou fazer o primeiro comentário a este comentário...
Boa. Não fui a primeira nos outros, porque ainda nem sequer sabia que tinhas feito o blog. Tu desculpa. Mas prometo estar mais atenta no futuro.