sábado, 8 de março de 2008

Memento(2000)


Filme: "Memento" (2000), cores, 113 min.
Por: Christopher Nolan
M/16

Nunca gostei deste realizador, adoro o Tim Burton. Quando vi que o Christopher Nolan fez um filme do "Batman", que foi um dos filmes que Tim Burton fez, fiquei fulo! Odeio este realizador. Num livro meu, "Os 1001 Filmes Que Deves Ver Antes De Morrer", diz que devo ver este filme e o IMDB* também diz. Normalmente concordo com os dois e, então decidi vê-lo.
Acho o filme muito bom: a história está bem pensada, um excelente thriller com um quebra-cabeças difícil de se pensar e uma vingança que será feita.
A doença que Leonard tem é uma doença horrível: não poder fazer novas memórias mas sabe tudo o que aconteceu antes desta doença ter começado. Algo que me faz pensar bastante: como seria a vida se não pudéssemos fazer novas memórias? Como a do Leonard? Estaria desenvolvida como a nossa está?
Christopher conseguiu a minha atenção para os seus filmes(à excepção dos filmes do "Batman"!), porque creio que ele faz filmes bastante inteligentes. Conseguiu duas nomeações aos Óscares de 2002** e foi aclamado nacionalmente e internacionalmente.
Esta obra será recordada por uma única coisa: o filme é chamado de "o filme ao contrário porque começa no final e acaba no início, algo que jamais alguém pensaria.
Um enorme quebra-cabeças é o filme, um thriller de cortar a respiração e é impensável.
Aconselho para ver.
* IMDB - The International Movie DaBatase - Site que contém todos os filmes, actores e actrizes, jogos e séries televisivas do Mundo. É avaliado mundialmente e diz todos os prémios ganhos pelos filmes; visite: www.imdb.com
** Nomeações para os Óscares de 2002 - Melhor Argumento Original; Melhor Montagem;

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho de ver
odeio te
:)
bi

Anônimo disse...

Eu este, não vou ver. Sou uma pessoa de princípios e um filme que tem um título que tem gralha, não antecipa nada de bom. «Memento», mas que raio vem a ser isto? O tradutor estava bem? E a malta ainda tem de pagar por isso?