segunda-feira, 10 de março de 2008

"O Fabuloso Destino de Amélie Pulain"(2001)


Filme: "O Fabuloso Destino De Amélie Poulain" (2001), cores, 122 min.
Por: Jean-Pierre Jeunet
M/12Q

Uma obra cinematográfica francesa com um sentido de humor bastante raro. Este filme é uma inovação na história do cinema é um filme de comédia que contém um estilo de história bastante peculiar e creio que nunca tinha visto algo assim tão alegre e comovente.
Antes de ver este filme sempre achava que os filmes americanos eram os melhores, nunca tinha visto um filme estrangeiro. Nunca gostei do francês: falam demasiado rápido e por estas duas razões acreditava que este filme era uma porcaria. Um dia, a minha irmã disse-me para vê-lo para provar que estava errado. Aceitei o seu desafio e admito que estava errado! Acho que este filme é revolucionário pelo o estilo da história e a imaginação para criar uma história com tanta criatividade. Para estas ocasiões só há uma coisa a dizer: "que outros trabalhos fez este realizador?".
A trilha sonora deste filme é muito bonita e é de se espanatr. É composta por Yann Tiersen.
O filme teve 5 nomeações para Óscar*, com uma óptima interpretação por Audrey Tatou.
Acho bastante engraçado os factos de no filme aparecerem os gostos de Amélie, como começa o filme e a apresentação do início: vemos fotos da vida dela.
Acho que só tenho de dizer uma coisa a alertar ao Mundo: se adoras filmes americanos e nunca viste um filme estrangeiro, então vê este e mais filmes estrangeiros e menos americanos.
Aconselho a ser visto.
*Nomeações aos Óscares de 2002 - Melhor Decoração, Melhor Fotografia, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Som e Melhor Argumento Original.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ora aqui está uma crítica fresquinha e sem nenhum comentário. Que desperdício. Ainda por cima a tua estreia na cinematografia francesa. Esse mundo tão vasto para a crítica...

Duarte Lima disse...

tia, não sei se sabes mas, não fizeste comentários a todas as publicações. Vê as minhas publicações

Anônimo disse...

É o meu filme preferido :)