quarta-feira, 5 de março de 2008

Ratatouille(2007)


Filme: "Ratatui"(2007), cores, 106 min.
Por: Brad Bird
M/6

Uma história de um rato que quer ser cozinheiro é uma história bastatante simples, infantil e, ao mesmo tempo, impossível. Mas isso é o que a "Disney" adora, fazer histórias impossíveis! Brad Bird (realizador de "Os Incríveis" de 2004), decide fazer mais um filme da Pixar. Quando o trailer surgiu no cinema achei logo que era uma história engraçada. Mal o filme saiu, fui vê-lo. Gostei tanto que tive de o ver outra vez. "Ratatouille" supera as espectativas! Apesar de ser uma história infantil, consegue ser mais que um êxito de bilheteiras e mostrar a pureza original da "Disney".
A banda sonora, por Michael Giacchino, apesar de se basear num só tema, contém músicas engraçadas que, ao mesmo tempo, mostram o sentimento da cena que se está a decorrer: a pressa, a tristeza, o disparate...
A história está muito bem pensada, porque não retrata só um rato que quer ser cozinheiro, retrata também a sua adaptação e evolução, entre outras situações que o vão desafiando ao longo do filme.
É verdade que parece ser um bocado infantil demais, mas só há dois conselhos que vos posso dizer: "a imaginação não tem idade" e o filme não é assim tão infantil, provavelmente encontra-se nos níveis mais baixos de infantilidade.
O filme ganhou Óscar de Melhor Filme De Animação mas, estava nomedo para mais*.
Recomendo que o vejam com toda a família, sem excepções.
*Melhor Argumento Original, Melhor Montagem de Som, Melhor Som e Melhor Música Original

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando dizes que é «para toda a família, sem excepções» estás também a falar dos animais de estimação? É que tentei com a Tosca e ela não se mostrou muito atenta. Apesar mesmo de se tratar de um rato e ela ser uma gata, parece que a coisa não funciona. Não sei se isto terá interesse para ti, enquanto crítico de cinema, mas achei por bem avisar-te.

Anônimo disse...

Ups, o anonimo era eu. Esqueci-me de carregar na tecla. Peço desculpa.

j carmona disse...

ora bem, hoje estivemos a falar dos filmes da disney, e dos classicos e blabla (somos mesmo velhos, porque até ja eramos nascidos quando foram feitos muitos dos grandes classicos da disney).

entao, continuando. eu acho que filmes como "incredibles" ou "cars" sao bons, até. gostei de os ver com o meu irmao mais novo, que me obrigou a ver com ele umas 30 vezes - sem exagero - os incredibles, passando sempre à frente para as partes de luta e isso, como se espera de um miudo pequenino..

enfim, mas o "ratatouille" nao se compara. acho que deve ter sido o melhor filme de animaçao do seculo vinte e um. o ritmo do filme está giríssimo, e nao consigo descrever a música, o som, melhor que tu. a banda sonora é espectacular, a hstória é engraçada e o movimento das personagens (se é que me faço entender) está excelente.

adorei e recomendo!