domingo, 9 de março de 2008

Shining(1980)


Filme: "Shining" (1980), cores, 115 min.
Por: Stanley Kubrick
M/16Q

Uma obra de perfeito terror psicológico que Kubrick nos deixou antes de partir. Kubrick consegue fazer uma obra de terror por Stephen King ainda mais aterrorizante. Não consegui dormir quando vi este filme, a sério! Este filme de terror não é como os outros filmes que há agora como o "Saw" (será publicado em breve), cheios de sangue, sobre serial-killers. Não é nada disso! Este tipo de terror é um terror psicológico, e para se ter medo, é preciso duas coisas: estar atento ao filme (não conversar, não parar o filme, não pensar noutras coisas enquanto se vê) e sentires que estás dentro do filme ou então não funciona, porque é assim que funciona num filme de terror psicológico (uma vez mostrei a amigos meus este filme e eles não tiveram medo por estas razões. Também já me aconteceu com "Donnie Darko").
A ideia de se enlouquecer numa casa gigantesca por ninguém falar contigo arrepia-me: quem é que aceitaria um trabalho assim?! Só Nicholson porque ele é um actor que interpreta bastante bem pessoas loucas, como "Voando Sobre Um Ninho de Cucos" (será publicado em breve), que lhe deu um Óscar pela sua interpretação.
Só há um defeito neste filme: Shelley Duvall. É uma boa actriz, mas é muito, muito feia! Como é que alguém como o grande realizador Kubrick, conseguiu trabalhar com ela, enfim...
Aconselho a ser visto e ficar arrepiado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa, Dati. Com uma abertura de texto como esta tens lugar garantido nos Cahiers du Cinema! E o que é isso da Selley Duvall ser feia? Pareces-me um pouco radical. Querias quem, aquela insonsa da Keyra não-sei-das-quantas? Ou a outra a Scarlett? Essas metem medo a alguém??? Achas?

Duarte Lima disse...

Não acho que a "Keyra não-sei-das-quantas" seja feia, só acho que a Scarlett Johansson tem um lábio comprido.

Anônimo disse...

AMO O FILME
ODEIO A SOFIA
:)
bi

Anônimo disse...

se fizermos imensos coments o duarte fica rico?

mila disse...

A Sofia é feia? Não sei: mas como passei o filme de olhos fechados... nem devo ter visto...
Bjs Dati

Anônimo disse...

A Keyra não-sei-quantas é terrivelmente medonha. E a tia Romi tem razão, a Selley Duvall mete medo, é por isso que foi escolhida para o filme.

(E a Scarlett Johanson tem um lábio tão querido!...)

j carmona disse...

peço imensas desculpas por me encontrar no grupo dos amigos que no prestaram atençao ao filme, mas eu estava a ficar cheia de asma devido aos gatos da catarina. mas qualquer dia vejo o filme - com atençao